Ministério da Saúde confirma as primeiras mortes por dengue e chikungunya em Rondônia neste ano
Aumento no número de casos e alertas sobre a gravidade das doenças reforçam a necessidade de cuidados e ações de prevenção em Rondônia
Foto: Freepik O Ministério da Saúde confirmou, nesta semana, as duas primeiras mortes por dengue e chikungunya em Rondônia em 2025. As vítimas são duas mulheres moradoras do município de Cacoal (RO), conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde.
A primeira fatalidade ocorreu em fevereiro, envolvendo uma mulher de 51 anos que deu entrada no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro). Ela morreu após testar positivo para chikungunya. Já em março, uma idosa de 80 anos faleceu no mesmo hospital após apresentar sintomas de dengue.
Quais são os sintomas dessas doenças?
Os sintomas mais comuns incluem febre alta, que varia de 39°C a 40°C, de início abrupto, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo e articulações, dor no fundo dos olhos, falta de apetite, além de manchas vermelhas na pele. Algumas pessoas podem apresentar erupções cutâneas e coceira.
De acordo com o Ministério da Saúde, a primeira manifestação da dengue costuma ser febre alta (>38°C), de início súbito, que dura de 2 a 7 dias. Outros sintomas incluem dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Em alguns casos, a doença pode ser assintomática ou apresentar quadro leve. No entanto, a forma grave da dengue pode causar dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
Onde procurar ajuda?
Quem apresentar esses sintomas deve procurar imediatamente uma unidade básica de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. A Secretaria de Vigilância em Saúde (Agevisa) alerta que casos graves e óbitos devem ser comunicados à coordenação estadual em até 24 horas, para que haja monitoramento e análise epidemiológica e vetorial, além de ações de controle.
Situação epidemiológica em Rondônia
Segundo o Ministério da Saúde, Rondônia já registra mais de 2.900 casos prováveis de dengue em 2025, com 151 confirmações em Porto Velho. Além disso, o estado já confirma mais de 1.800 casos de chikungunya desde o início do ano.



COMENTÁRIOS